há palavras...

Deambular na cidade

O ponto de partida consta do percurso realizado em torno da cidade do Porto, na tentativa de registar a ambiguidade do que se vê e, do que não se vê, ou do que se gostaria de ver. Para o efeito houve o apelo à câmara fotográfica, como prótese ocular; regista, guarda na memória, cristaliza o tempo. A investigação partiu desse deambular na cidade. Despertado pelo desejo em conhecer as ruas menos logradas, de registar a "ruína", os vestígios das composições de azulejos perdidos no tempo e de tudo que está para lá. Tentam-se registar fragmentos, mas nem todos ficam gravados na nossa memória, apelamos à lente da câmara, a qual vai captar e guardar o que escapou ao nosso olhar, porque talvez não existisse a consciência do que procurávamos. 

Num primeiro momento confrontamo-nos com uma sensação de estranheza, justamente quando se fotografava um muro na "ruína" da cidade, porém, depois da fotografia editada, descobriu-se uma "carta" ou um papel dobrado e encrostado nas frinchas do granito, o que nos colocou perante um fenómeno de serendipidade. E havia mais! Depois, de ampliar a fotografia encontramos inesperadamente outras cartas, povoadas ao longo de toda a superfície, condensadas claramente num repositório de segredos, o que nos levou a questionar, – o que lá estaria escrito? –Talvez as palavras com boca de Alexandre O'Neill, porque "há palavras que nos beijam como se tivessem boca." 

Com efeito, foi colocada a questão de se saber, se aquele objeto ou aquela imagem (papel dobrado), seria ou não uma carta? Justamente, tentou-se voltar ao lugar onde este momento tinha sido registado. Porém, quer se voltasse ou não, o lugar a que se volta já não seria o mesmo, como dizia Fernando Pessoa:

Nunca voltarei porque nunca se volta.

O lugar a que se volta é sempre outro,

A gare a que se volta é outra.

Já não está a mesma gente, nem a mesma luz,

nem a mesma filosofia.

Álvaro de Campos, in "LÀ-BAS, JE NE SAIS OÙ..." (Pessoa F. , 1993, p. 307)




há palavras...

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora